Seleção Espanhola de Futebol

A Seleção Espanhola de Futebol é organizada pela Real Federação Espanhola de Futebol, desde a sua criação em 1920. É uma das confederações fundadoras da FIFA e um dos países com mais participações em Copas do Mundo. A camisolas Espanha sempre uso cor vermelho e azul tradicionais, representa a bandeira da Espanha. O seu estádio é o estádio Espanha, pertence ao Jabaquara, localiza-se na cidade de Santos na divisa com o município de São Vicente, no estado de São Paulo. O estádio tem lotação máxima de 8.031 pessoas.

A equipe é coloquialmente conhecido como “fúria espanhola”, recordando o “Saco de história militar -episodio Antwerp’ da Espanha-.2 É também chamado pelo pseudônimo de” La Furia Roja “, cunhado por um jornalista italiano que se referia a ele como “Fúria Rossa” 3 nos últimos anos, que acaba de se tornar popular como “Red”, um termo que ficou famosa no seleccionador nacional do país entre 2004 e 2008, Luis Aragonés.

A primeira vez em que a Espanha fez uma campanha de destaque no futebol foi em 1920, quando ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Em 1964, jogando em casa, conquista seu primeiro título, a Eurocopa.Quase vinte anos depois, em 1982, a Espanha sediaria uma Copa do Mundo e seria eliminada na segunda fase.Em 1992, novamente em casa, a Espanha conquistaria a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.Em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sidney, o jovem destaque Xavi Hernandez levaria os espanhóis a mais uma medalha de prata.

A Espanha é uma potência do futsal sendo a bicampeã do mundo em 2000 e 2004.

Em 2012, a seleção foi considerada a mais cara do mundo, em relação à soma dos valores de mercado de cada jogador.